“Revolta dos 20 centavos”

O título é uma referência ao “apelido” que as manifestações recentes ganharam nas redes sociais. Já o texto eu escrevi para postar no facebook mesmo, mas acabei gostando dele e decidi trazê-lo para o blog. Enfim, aqui está a minha singela opinião:

“Revolta dos 20 centavos”

Todo mundo se manifestando sobre as manifestações (oe?), então também vou me manifestar.

Quando a notícia dos protestos chegou ao meu conhecimento a partir das redes sociais, meu primeiro instinto foi pesquisar. O aumento das passagens de transporte público foi o gatilho para a revolta da sociedade, mas descobri que se tratava de algo muito maior.

Todos nós, brasileiros, já somos criados sabendo das “maracutaias” que acontecem na política nacional. Vemos nossos pais, avós, vizinhos… todos criticarem o sistema em algum momento da nossa formação. Então desde pequenos aprendemos a desgostar de política. Mas o problema é que, mesmo após crescermos, às vezes não paramos para pensar sobre o porquê deste desgosto.

Eu não gostava e nem me interessava em política desde que aprendi um pouco sobre. Com esse desinteresse, eu nem procurava saber mais do que aquilo que me era apresentado nas mídias e na escola. Porém, a vida em sociedade uma hora ou outra começa a exigir de nós certo interesse pelo sistema onde vivemos. Quando começamos a comprar nossas coisas é que percebemos o quanto elas são caras. CARAS DEMAIS!

Pagamos impostos extremamente abusivos para pouquíssimo retorno. Afinal, se tivéssemos um feedback positivo com todos esses VÁRIOS impostos que pagamos, não haveria do que reclamar. O pior é que muitas vezes não paramos para pensar nisso e quando pensamos não tentamos tomar uma providência.

Felizmente essa situação mudou! Pela iniciativa de algumas pessoas, a população está se mobilizando e realmente acordando para a situação do Brasil. Pois estes protestos não são apenas pelo aumento da passagem, mas também pela falta de investimentos no povo brasileiro. E eu apoio completamente essas manifestações! Não o vandalismo gratuito, a falta de educação e a depreciação daquilo que já temos construído. Mas sim o clamor por melhorias e a busca daquilo que ainda não possuímos.

Para quem quer se unir aos manifestantes, aconselho pesquisar um pouco mais e seguir o objetivo destas manifestações. O objetivo não é o impechment da Dilma – como alguns estão clamando -, mas sim mudar a política do país.

E como bem disse o jornalista Vinícius Bocato (que, aliás, está fazendo uma ótima cobertura das manifestações no próprio facebook), lembre-se: “não é pelos 20 centavos, mas também é pelos vinte centavos.” ;)

Deixe uma resposta

