Dicas Básicas de Desenvolvimento Profissional

Olá, queridos leitores!

Esses primeiros meses de 2012 me trouxeram muitas novidades e felicidades. Sendo que uma delas foi o convite para participar do jornal “Jussara na Rede”, criado pela escola onde curso meu 2º ano do ensino médio. Portanto, hoje trago a versão original do artigo que escrevi para a primeira edição desse projeto escolar. Se gostarem do texto, não esqueçam de comentar. ^^

Dicas Básicas de Desenvolvimento Profissional

Ingressar no mercado de trabalho, como todo mundo sabe, não é uma das tarefas mais fáceis. Os jovens têm que encontrar uma carreira onde acham que possuem vocação e procurar por um emprego nessa área; tarefa em que nem sempre acabam tendo sucesso. Mas o que fazer para adiantar essa escolha e facilitar essa busca pelo sucesso no meio profissional?

Primeiro precisamos saber de duas coisas: o desenvolvimento profissional não começa somente quando adquirirmos um emprego e não existe uma fórmula secreta para atingir o sucesso. Contudo, há algumas dicas pessoais que podem ajudar você em seu caminho.

Sonhe e analise

Sonhar é importante para crescermos e termos um objetivo, mas antes de qualquer coisa temos que fazer uma análise crítica de nós mesmos. Precisamos saber o que gostamos de fazer, no quê exatamente somos bons e que tipo de carreira combina com as características que já possuíamos. Somente assim iremos começar esse caminho com o pé direito.

Depois de saber com quais profissões nos identificamos, fica um pouco mais fácil escolher uma carreira que tenha relação com nossas qualidades e talentos. Aliás, aproveitar os talentos que possuímos é importantíssimo para crescermos profissionalmente. Empregos novos e bem modernos estão surgindo para aproveitar esses talentos inusitados dos adolescentes, então é bom explorar tudo aquilo que sabemos fazer de diferente.

Treine e aperfeiçoe

Creio que praticar nossos talentos e habilidades ajuda muito a melhorarmos. Como uma velha frase diz: “a prática leva à perfeição”. Talvez não possamos alcançar a perfeição, mas praticar realmente nos torna melhores naquilo que já conseguimos fazer bem. Ou seja, treinamento é fundamental.

Planeje e busque

Não adianta analisarmos e aperfeiçoarmos nossos talentos se não temos metas. Fazer um planejamento dos objetivos futuros sempre facilita para termos uma visão mais clara do caminho que teremos que seguir; o que ajuda a sabermos aquilo que devemos adaptar em nós mesmos.

Porém, não basta apenas planejarmos. Também é importante que busquemos entender das carreiras em que nossos talentos podem se encaixar e correr atrás do desenvolvimento o quanto antes. Isso pode fazer com que, futuramente, o sucesso seja atingido mais rápido.

Exponha e divulgue

Se você adora escrever contos ou desenha razoavelmente bem, não tenha medo de expor. Claro que você deve tomar uma série de cuidados com plágios e direitos autorais, porém nunca devemos ter medo de divulgar aquilo que fazemos bem. Somente assim alguém poderá reconhecer seu trabalho.

Dedique e comprometa

Se dedicar e se comprometer com seu trabalho é necessário para atingir o sucesso. Mesmo antes de entrarmos em uma empresa, podemos nos dedicar ao desenvolvimento profissional e adquirir certa disciplina. Dedicação aos afazeres – que implica também nos trabalhos escolares – é algo muito reconhecido em quaisquer empregos.

Cumpra e exceda

Cumprir as metas impostas pelos superiores é quase uma obrigação. Portanto, NUNCA se comprometa a entregar um trabalho em determinado prazo se sabe que não conseguirá ou poderá fazê-lo. Isso faz com que a chefia espere menos de você da próxima vez e, consequentemente, procure outro funcionário para realizar o trabalho.

Além disso, exceda as expectativas sempre que puder. Quando tiver um tempinho de sobra, sem muitos afazeres escolares ou pessoais, o utilize para terminar um trabalho que seria entregue apenas dias ou semanas depois. Quando se excede os prazos e as expectativas, acabam apostando mais em você.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s