O que são fanfics?

A internet é um espaço público e onde muitos termos são criados constantemente. Somente na blogosfera, por exemplo, temos vários termos como metablogger e problogger. Ainda que ambos possam servir para um mesmo blogueiro, cada uma dessas nomeações indicam coisas completamente diferentes umas das outras. Com a fanfic, não é muito diferente.

Fanfic ou fic são as abreviações de fan fiction, que significa “ficção criada por fãs”. Sendo assim, é um tipo de escrita comumente realizado por fãs e escritores amadores sobre obras de terceiros: animes, livros, filmes e afins. Pelo menos, essa era a ideia inicial quando esse termo surgiu na internet.

Como estamos em um tempo onde recebemos novas informações e mudanças constantes em velocidade surpreendente, não é de se espantar que esse termo não seja mais usado apenas para generalizar textos escritos sobre obras de terceiros. Alguns ficwriters (nome dado aos escritores de fanfics) desenvolvem suas próprias histórias, com personagens e universos originais, mas continuam chamando seus trabalhos de fan fictions. Creio que, aos poucos, as fics tenham se tornado um gênero.

Mesmo que alguns digam que fan fictions são contos, romances ou crônicas escritas por fãs. Se percebe que os escritores que trabalham com fics desenvolvem a história com aspectos diferentes que nem sempre se encaixam com um dos gêneros citados acima. Com o tempo, mesmo as fanfics começaram a assumir uma identidade única e uma forma diferenciada de escrita.

Portanto, qualquer pessoa que escrever uma versão ou continuação de uma história que aprecie, estará fazendo uma fanfic. Mesmo porque, quem nunca imaginou um final diferente para um livro ou um filme? Quem não criou, mentalmente, uma versão diferente antes de ver da continuação do anime que gosta? Fanfic é basicamente isso: colocar sua personalidade em uma história já existente.

Atualmente, os dois maiores sites de fanfics são Fanfiction.NET e Nyah! Fanfiction. O primeiro é internacional e tem histórias escritas em várias línguas, mas o segundo ainda é exclusivo para a língua portuguesa. Caso tenha interesse em ler ou postar seus textos, esses são ótimos lugares para publicação.

2 pensamentos sobre “O que são fanfics?

  1. Eu considero a popularização das Fanfics na internet um grande avanço cultural, em especial porque alguns jovens autores de livros hoje, e possivelmente muitos do futuro, começam a carreira escrevendo fanfics sobre temas que gostam, antes de se aventurar criando histórias originais (isso é o que aconteceu no meu caso).

    Sem falar que a tendência é que um escritor de fanfics também passe a ter vontade de ler muito, seja as obras de outros colegas ficwriters ou mesmo livros publicados.

    Abraço

    • Obrigado pelo comentário, Diego!

      Concordo que a popularização das fanfics é um grande avanço cultural. Mais tarde, como comentei com você, tenho panejado escrever sobre esses jovens autores que começaram no mundo das fan fictions. Você é um exemplo dessa evolução. Enfim, fico agradecido pela participação no Querida Mente Imperfeita.

      Abração!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s