Dicas de Gramática 01# – Utilização dos Porquês

A utilização dos porquês geralmente confunde muitas pessoas na hora de escrever. Eles são quatro e são usados para situações totalmente diferentes umas das outras, que vamos aprender a diferenciar. Portanto, comecemos o projeto com dicas valiosas sobre esse assunto.

O porque, junto e sem acento, é comumente usado em respostas explicativas. Trata-se de uma conjunção de causa ou explicação, que pode equivaler a “pois” ou “uma vez que”. Exemplos:

  • Ela saiu correndo porque (pois) estava desesperada. (explicação)
  • Não tomei atitude, porque (uma vez que) existiam casos de maior importância. (causa)

O por que, separado e sem acento, é mais utilizado para iniciar perguntas. É a junção de uma preposição (por) mais um pronome interrogativo (que), significando “por qual razão” ou “por qual motivo”. Porém, também pode ser uma preposição (por) mais um pronome relativo (que), nesse caso sendo equivalente a “para que” ou “pelo qual”. Exemplos:

  • Por que (por qual razão) deixou sua mulher em casa? (preposição + pronome interrogativo)
  • Ele sabe por que (por qual motivo) demorou tanto para chegar? (preposição + pronome interrogativo)
  • A estrada por que (pela qual) passamos estava muito esburacada. (preposição + pronome relativo)
  • Minha colega estava muito ansiosa por que (para que) começassem as aulas. (preposição + pronome relativo)

O porquê, junto e com acento, é um dos mais simples e o que menos as pessoas sabem usar. Se trata de um substantivo com sentido de “razão”, “motivo” ou “causa”. Está sempre acompanhado de artigo, adjetivo ou numeral. Exemplos:

  • Não sei o porquê (a razão) daquela reação extrema!
  • Não havia um porquê (um motivo) para aquela atitude debochada do professor.
  • Existem porquês (causas) que devem ser analisados.

O por quê, separado e com acento, é bastante simples de usar. Ele tem o mesmo significado de “por que”, mas é empregado com acento sempre que vier antes do ponto final, de interrogação ou exclamação – o que geralmente ocorre no fim das frases. Exemplos:

  • Não sei por quê (por qual razão).
  • Sair correndo daquele jeito, por quê (por qual motivo)?

4 pensamentos sobre “Dicas de Gramática 01# – Utilização dos Porquês

  1. Escrevo a um tempão e nunca soube essas regras exatamente, e também não tinha curiosidade em procurar, então o post foi bem útil para mim e acredito para os que lerem será, também.

    Bom, acabei esquecendo de comentar sobre o projeto quando o apresentou, então vou aproveitar esse comentário, mesmo. É ótima sua iniciativa de esclarecer essas pequenas questões do português e até cheguei a ler algo do projeto no fórum.

    Você conseguiu explicar de maneira simples e direta isso e acredito que é isso que fará nas outras explicações, então continue ^^

    • Arthur. \o

      Muitos escritores da internet ou ficwriters acabam não sabendo dessas regras. Pra mim parecem bem simples, mas podem confundir qualquer um em uma frase em que os sentidos podem acabar ficando confusos.

      O projeto tinha sido inicialmente elaborado para o fórum, já que muitos ficwriters lá erravam nas regrinhas mais básicas e confundiam algumas palavras com sentidos diferentes, mas escrita semelhante. Porém, preferi trazer para cá, pois acho que terá maior visibilidade. Bom, logo trago mais coisas para o Dicas de Gramática, mineirinho!

      Um abraço e obrigado pelo comentário.

  2. Muito boa a iniciativa de além das resenhas também dar dicas de gramática no blog, Gustavo! Já vi que vai abranger vários ramos da literatura e criação literária…

    Gostei da qualidade das explicações, simples e completa, sem enrolação e com bons exemplos, continue assim!

    Abraços

    • Agradeço pelo reconhecimento, Diego!

      Pretendia mesmo tratar vários ramos da escrita, tanto literatura quanto jornalismo. Não sou nenhum profissional, mas acho que com o tempo a gente vai pegando a manha das coisas. Que bom que gostou das explicações! Ficar simples e completa era a intenção, então fico contente que eu tenha conseguido esse resultado.

      Um abração!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s