Resenha 01# – Percy Jackson & Os Olimpianos: O Ladrão de Raios

Mais um post de fim de semana, leitores e leitoras!

Nesse primeiro domingo de março venho trazer uma resenha crítica do primeiro livro da série “Percy Jackson & Os Olimpianos”, escrita por Rick Riordan, um excelente autor em ascensão nos Estados Unidos e em todo o mundo. Portanto, espero que apreciem a leitura.

Percy Jackson & Os Olimpianos: O Ladrão de Raios

Perseu Jackson é um garoto problemático de 12 anos que descobre, após uma excursão escolar, um mundo onde os mitos gregos se mostram verdadeiros diante dos seus olhos. Sendo filho de Poseidon com uma humana, o protagonista se envolve em uma situação complicada quando alguns dos deuses olimpianos desconfiam que tenha roubado a arma mais poderosa do universo: o raio-mestre. Para resolver essa situação, Percy – apelido pelo qual é comumente chamado – enfrenta diversas situações perigosas ao lado da semideusa Annabeth Chase e do sátiro Grover Underwood.

Rick Riordan consegue misturar as lendas da mitologia grega e os acontecimentos do mundo contemporâneo com coerência, atraindo a atenção dos leitores para todos os eventos da história. Os mitos são exploradas com extremo dinamismo, pois existem pequenas alterações neles para que possam ficar perfeitamente encaixados nas ocorrências e no cenário da atualidade.

Sua narrativa em primeira pessoa é outro ponto positivo para o livro. Ela segue leve, rápida e divertida – oriunda dum excelente protagonista -, fazendo a leitura fluir de forma agradável para todos os públicos. Diferente de livros como Harry Potter, percebemos uma evolução muito mais rápida dos personagens, mas que às vezes não parece condizer muito com as experiências deles. Contudo quase nunca parece forçado.

Os personagens centrais da trama são apaixonantes e muito bem elaborados. O protagonista é bastante prático e bem-humorado, tendo que trabalhar com seus defeitos “desconhecidos” durante toda sua jornada. Seus companheiros são diferentes, mas ainda assim ótimos. Grover é um sátiro atrapalhado e medroso que tem como dever encontrar novos semideuses para o Acampamento Meio-Sangue, enquanto Annabeth é uma semideusa inteligente e astuta que espera ansiosamente pela liderança em uma missão importante.

Sem dúvidas é um livro que vale a pena ser lido.

4 pensamentos sobre “Resenha 01# – Percy Jackson & Os Olimpianos: O Ladrão de Raios

  1. Uma coleção bem leve e divertida… Você ter citado a velocidade de evolução dos personagens evidencia isso e também a falta de uma maior profundidade nos livros.

    Não que isso torne a história ruim nem nada. Ao contrário. Já li toda a coleção e me diverti bastante, especialmente com os dois últimos.

    A resenha foi bem simples e bem escrita, captando bem a essência do livro. Continue assim, mas traga análises mais elaboradas, também. Sâo muito interessantes.

    • Nhá, obrigado pelo comentário, Tuth.

      Essa resenha não tinha sido criada, ano passado, com a intenção de aprofundar muito. Então, não ficou nem um pouquinho elaborada, datando mais os pontos positivos das obras de Riordan. Concordo que deveria elaborar mais, então nas próximas vou ver isso direitinho e citar tanto os pontos positivos quanto os negativos. Pelo menos consegui “captar bem a essência do livro”.

      Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s